quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

É hora de se deslumbrar

Boa noite, pessoal! Primeiro post do Blog, quanta emoção! 

Que tal começar por uma das cidades mais lindas e românticas da Europa? Sim, estou falando de Praga. A capital da República Checa é, com certeza, um destino que recomendo de olhos fechados. Pessoas simpáticas, belas paisagens, pontes maravilhosas, arquitetura medieval, cristais exuberantes, cultura magnífica, cerveja deliciosa... Bom, não vou ficar aqui bajulando a cidade, pois nossa intenção é falar de assuntos mais específicos de cada local. Detalhar cada ponto que conhecemos e apreciamos para compartilhar com os leitores, criaturas ávidas por curiosidades, hahaha.

Hoje o assunto será o Relógio Astronômico de Praga, chamado de “Orloj”. Em minha opinião, o relógio mais belo e interessante do mundo. Pobre Rolex, rs! Construído em 1401 por Mikulas de Kadan e Jan Sindel, essa obra prima se localiza na principal praça da cidade velha, a Staromestské Námestí,  anexa ao prédio da Prefeitura (em Praga 1). Vítima de um incêndio e baleado pelos alemães, o relógio foi restaurado e ainda funciona (para o deleite dos turistas).

Praça Velha.
Ele é uma espécie de Bombril da relojoaria, pois reúne 1001 utilidades. Marca o horário babilônico, sideral, civil, boêmio, há calendário, posição da Lua e do Sol, signos, solstício, equinócio etc – entenda se for capaz. O relógio é cercado de mistérios e lendas. Uma interessante conta que seu criador teve os olhos furados para que não pudesse construir um similar em outra parte do mundo. Trágico, né?

Visões diurna e noturna, respectivamente.
Quando há mudança de hora, a Praça Velha fica cheia de turistas curiosos. Por quê? Simples, há todo um ritual para a virada de hora. Uma estátua que representa a morte começa o espetáculo, puxando uma corda que faz com que duas janelinhas estreladas se abram. Nelas, os apóstolos desfilam segurando objetos distintos. Posteriormente, um galo dourado canta e, lá no topo da torre, uma pessoa, trajada com vestimentas do medievo, toca uma canção em seu trompete em direção aos quatro pontos cardeais. O “espetáculo” ocorre diariamente entre 9h e 21h (no verão até 23h).

O espetáculo.
O relógio é repleto de significados. À direita, encontramos a estátua da morte com uma ampulheta em sua mão (lembrando que a morte pode chegar a qualquer hora) e um turco (representando a invasão pagã). À esquerda, a vaidade segura um espelho, enquanto a avareza agarra seu saco de dinheiro. Ademais, a estátua de um cronista, um anjo, um filósofo e um astrônomo elucidam as quatro fontes mais importantes de arte e cultura praguense no período de sua construção. Curiosamente, o local onde fica o anjo foi a única parte jamais destruída. Muitos atribuem esse fato a um possível milagre.

Notem os detalhes, são magníficos.
Como todo bom viajante, fique feliz em saber que admirá-lo é um programa gratuito. Caso queira subir na torre, o preço fica em 100 coroas checas para adultos (cerca de 10 reais) e 50 para estudantes (cerca de 5 reais). Mostrei a minha carteirinha de estudante e consegui o desconto. 

À esquerda, elevador de subida, muito hi-tech, rs. À direita, o motor do relógio.



O horário de funcionamento é:

Segundas: 11h até 22h
Todos os outros dias: 09h até 22h

Torre onde fica o relógio - visões frontal e lateral, respectivamente.
Recomendo veementemente a subida. Você consegue ver a praça do alto, ver a estrutura do relógio pelo interior e conhecer a gentil pessoa que toca o ovacionado trompete. Sim, ao final da rotina, todos aplaudem como se alguém houvesse ganhado um Oscar.

À esquerda, pessoa tocando trompete. À direita, visão lateral do topo da Torre.

Vista posterior do topo da Torre.
Fato hilário foi descobrir que eu sou muito parecido com algum ator muito famoso, na visão dos sul-coreanos. Isso porque em um mesmo dia, quatro coreanos distintos - que não se conheciam - se aproximaram de mim, perguntando se eu poderia ceder uma foto. Sempre era cordial, mas nunca entendia o motivo. Até que quando a quarta pessoa me abordou (no topo da torre do relógio – conforme foto abaixo), resolvi questioná-la. Segundo ela, eu era um famoso ator inglês. O engraçado é que tenho foto com todos os meus “fãs”, pois sempre pedia uma foto com a minha câmera para guardar de recordação, hahaha.  

Eu com minha fã sul-coreana.
Fiquem ainda mais apaixonados com este vídeo abaixo (basta clicar no link). Ele mostra a comemoração do 600º aniversário do relógio. É fenomenal!

*Sempre confira os horários e preços com exatidão chegando ao destino, eles podem sofrer alterações.

4 comentários:

  1. Aeeee, Gustavo virou blogueiro agora também haha! Adorei o blog, boa ideia de compartilhar toda essa sua jornada por vários países. Irei acompanhar, já segui aqui também.
    Abraços!

    ResponderExcluir